comedor emocional

Você é um comedor emocional?

Saímos para comer para comemorar um aniversário, uma promoção etc. Ou nos divertimos em jantares e feriados.

Nos eventos sociais sempre tem refeições rápidas. Você escolhe sair e, de alguma forma, tudo acaba sempre girando em torno da comida.

Sim, comer tem um papel importante em nossas vidas, trazendo conforto e entretenimento. Seja cultural ou instintivamente, nós preparamos e servimos alimentos para confortar aqueles que passaram por perdas, para celebrar a alegria ou para mostrar amizade e amor.

A comida é muito importante em nossas vidas. Sem comida não seríamos capazes de realizar nossas atividades diárias. Nossos músculos murchariam, nosso sistema nervoso falharia. Todos nós precisamos de comida.

Mas… precisamos comer em todos os momentos que comemos? Você já pensou nisso? E se você estivesse comendo quando na verdade deveria estar resolvendo suas vontades de outra maneira?

Quando isso acontece (essa alimentação fora de hora) costumamos dizer que estamos “comendo emocionalmente”, mas…

O QUE É COMER EMOCIONALMENTE?

Mas você também come sempre que está sozinho ou triste? Ver a comida como mais do que apenas uma fonte de energia e apreciá-la simplesmente pela satisfação que ela proporciona não é errado. Na verdade, a ciência mostra que os alimentos podem promover boas sensações por meio de reações químicas causadas em nossos cérebros. O que é um problema é quando um indivíduo não consegue sentir dor, ansiedade, alegria ou mesmo tédio sem recorrer à comida como meio de lidar com esses sentimentos, ou está obcecado por comida, peso e dieta alimentar.

Os comedores emocionais recorrem à comida como uma fonte de distração ao lidar com os sentimentos. No entanto, comer impulsivamente leva a sentimentos de culpa que só podem ser acalmados com mais alimentação, dieta restritiva, exercícios excessivos ou purgação.

Os comedores emocionais tendem a se valorizar com base no peso e no grau de aderência à dieta “ideal”. Por causa dessa relação distorcida com os alimentos, os alimentos são rotulados como “BONS” e “RUINS”. A alimentação emocional pode levar a graves transtornos alimentares e depressão.

COMO POSSO SABER SE SOU UM COMEDOR EMOCIONAL?

Você se volta para a comida por outras razões que não a fome? Você está obcecado por pensamentos sobre comida – se você planeja comê-la ou está se concentrando em se restringir a comê-la?

Você faz dietas regularmente e fracassa – o que o leva à culpa e ainda mais além de comer? Você pensa ou tenta eliminar o excesso de comida vomitando ou usando laxantes? Você se exercita compulsivamente quando acha que comeu demais?

COMO POSSO SUPERAR A ALIMENTAÇÃO EMOCIONAL?

Como a alimentação emocional é causada pelo fato de se olhar para a comida como uma estratégia de enfrentamento do estresse emocional, a dieta pode, na verdade, criar mais problemas. Quando o comedor emocional deixa de seguir uma dieta, ele sofre sentimentos de culpa que só podem ser acalmados com mais comida e, por sua vez, com mais culpa ou punição.

Em vez de tentar se concentrar no que está comendo, o comedor emocional precisa aprender como lidar com emoções estressantes. Frequentemente, isso requer a ajuda de um profissional ou psicoterapeuta que lida com a alimentação emocional. Somente encontrando substitutos para os alimentos reconfortantes fornecidos, o indivíduo pode colocar os alimentos no lugar certo e aprender hábitos alimentares saudáveis ​​que duram a vida toda.

Não tenha vergonha em procurar ajuda!


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