As dietas com baixo teor de carboidratos são seguras? O quanto a dieta Atkins funciona? As dietas com baixo teor de carboidratos e Atkins são perigosas para a saúde? Essas são questões frequentes para quem está fazendo dieta em todo o mundo.
Eu pessoalmente tentei dietas com baixo teor de carboidratos e tanto a dieta Atkins quanto as outras dietas desta linha me fizeram perder peso muito rapidamente. No entanto, não só perdi peso em gordura corporal, como também peso muscular. Tive uma perda óbvia de músculos e gordura porque posso claramente ver e perceber minha massa muscular reduzida no espelho. É verdade que não malhei enquanto fazia a dieta (e eles pregam muito esta prática). Se tivesse feito exercícios, provavelmente o resultado seria diferente.
De qualquer modo, perder músculos não pode ser considerado saudável. Além disso, quanto mais massa muscular você perde, menos tonificado fica o formato do seu corpo. O resultado é que você vai acabar magro e, ao mesmo tempo, ficar flácido e com pele solta, principalmente se perder muito peso.
A parte frustrante é que, depois de parar com a dieta baixa em carboidratos ou de Atkins, provavelmente você recuperará o peso que perdeu e talvez até mais se não se cuidar. Isso ocorre porque seus músculos estão ativos e queimam calorias continuamente. Como você tem menos massa muscular agora, o metabolismo do seu corpo ou a capacidade de queimar calorias diminui proporcionalmente.
Em outras palavras, quando você engorda novamente, está acumulando gordura corporal em vez de músculos, se não praticar exercícios. Ou seja, você terá grandes chances de ficar mais gordo e menos saudável do que estava antes de começar a dieta.
A dieta baixa em carboidratos (low carb) e a Atkins são tipos de dieta semelhantes, pois exigem que você reduza drasticamente o consumo de carboidratos. A dieta de Atkins deu um passo além, sustentando quase nenhum consumo de carboidratos por 2 semanas antes de adicionar alguns carboidratos às suas refeições gradualmente depois disso.
Além de perder peso e músculos, estas dietas têm alguns outros efeitos, como os descritos pelo Dr. Lyn Steffen e pela Dra. Jennifer Nettleton da Escola de Saúde Pública da Universidade de Minnesota:
“constipação ou diarréia, halitose, dor de cabeça e fadiga geral, para citar alguns.”
Dr. Lyn Steffen; Dr.Jennifer Nettleton
Os médicos alertaram que a dieta aumenta a carga de proteínas nos rins e altera o equilíbrio de ácidos no corpo. Isso também resulta na perda de minerais das reservas ósseas e afeta a resistência óssea. Os médicos prosseguiram, dizendo que “nosso critério mais importante deve ser a segurança indiscutível e as dietas com baixo teor de carboidratos atualmente ficam aquém desse padrão”.
O Dr. Atkins, o criador da dieta Atkins, morreu em 2003, depois que ele supostamente escorregou em uma rua gelada e feriu a cabeça mortalmente. No entanto, seu relatório médico afirmou que ele tinha um histórico de ataque cardíaco, hipertensão e insuficiência cardíaca congestiva. Foi inclusive chamado de gordo por Michael Bloomberg, prefeito de Nova Iorque. Com 1,80 m de altura e 117 kg., o índice de massa corporal de Atkins o classificava como obeso. Isso foi alarmante para um guru mundialmente famoso da perda de peso.
Se as condições médicas do Dr. Atkins estavam relacionadas à sua dieta baixa em carboidratos, ninguém sabe, afinal, sua esposa alegou que seu ganho de peso deveu-se ao tratamento médico recebido após o acidente.
Você quer correr o risco de fazer uma dieta baixa em carboidratos? Eu não acho necessário. Se você quiser perder peso novamente, prefira seguir o método comprovado de alimentação saudável e exercícios regulares em vez de adotar dietas da moda.
E o que poderia ser alimentação saudável?
Quando todos os nutrientes estão dispostos de modo equilibrado diante de você. Conta muito em seu favor quando essas dietas são customizadas, ou seja, quando são feitas especificamente para seu tipo físico e suas preferências alimentares.