Com todas as histórias acerca das dietas com pouco carboidrato que saíram ultimamente, você já deve saber que adicionar ervas e especiarias de qualidade às suas receitas aumentará muito o sabor dos pratos, sem adicionar carboidratos ou calorias a eles.
Eu acredito que a comida pode ser emocionante – ou pode ser uma experiência emocional – com sabores ousados, aromas marcantes, tudo para realçar o que você está cozinhando, para trazer emoção, para que a última mordida seja tão boa quanto a primeira.
Desfrutar o sabor de um alimento não demanda que viajemos para um lugar distante (embora sempre seja uma excelente opção) para provar do tempero típico local. Antes de mais nada, demanda de nós mesmos curiosidade.
Que tempero determinada cultura utiliza para substituir o sal, temperar um legume ou peixe, ou até mesmo misturar a um arroz ou salada? Curiosidade no paladar é o mínimo necessário para adquirirmos uma cultura gastronômica.
De posse deste sentimento (da curiosidade), podemos olhar para um prato e desejar, mais que nunca, fazê-lo seguindo uma receita de outro país ou cultura. E isso podemos fazer na segurança de nossas casas. Com essa curiosidade, podemos descobrir que cozinhar é, antes de tudo, apaixonar-se em descobrir sabores novos (e por que não?) funcionais.
Também não precisamos seguir estritamente uma receita para termos uma agradável surpresa neste laboratório que é nossa cozinha.
Um prato pode ganhar vida com um polvilhar de um tempero mágico, uma ação que pode nos servir desde a substituição do sal e pimenta até como um repositório de novos gostos e aromas.
Mas onde encontrar os temperos?
Hoje em dia encontramos temperos ótimos na maioria dos supermercados. Até mesmo temperos completos para substituir, por exemplo, o sal.
E para os temperos secos e desidratados, podemos utilizar as lojas online que possuem uma infinidade de marcas à disposição.
Na maior parte do Brasil as pessoas começam a falar sobre o almoço e o jantar durante o café da manhã. A comida simplesmente faz parte da nossa cultura. A comida nos excita.
As refeições não se limitam a comer; mas sim, a comer bem. É também uma oportunidade de ficar com a família e os amigos. Você não precisa sacrificar o sabor porque está fazendo dieta. Basta polvilhar os seus temperos preferidos no peixe, nos vegetais ou na carne antes de iniciar o cozimento.
As combinações de tempero pronto funcionam bem pra quem está começando e os “especiais” dão um ar de festa aos ingredientes do dia a dia.
Desta forma, temos a oportunidade de conhecer outros tipos de cozinha: da italiana à mexicana, da francesa à chinesa, sem sair de casa.
Aliar uma dieta de perda de peso a uma nova e deslumbrante culinária (não importa de onde seja) pode ser um desafio maravilhoso, no qual a gente entra em não quer mais sair.