Uma maneira bem simples de perder peso é simplesmente parar de comer.
Parece bem simples, mas na realidade você precisa saber o que está fazendo para obter quaisquer benefícios de perda de peso em longo prazo com um jejum.
Vejamos os pontos fracos e os pontos fortes do jejum para perder peso.
Como a maioria das formas de dieta, o jejum pode ser usado para provocar reduções dramáticas de peso, mas (infelizmente) temporárias. Você pode fazer um jejum longo, tomando apenas suco ou comendo uvas ou tomando algum outro substituto de refeição de baixa caloria por várias semanas, e enquanto estiver em jejum certamente perderá peso.
No entanto, durante o jejum, você pode não ser capaz de manter suas interações sociais normais. Não é tão fácil sentar e beber suco de cenoura enquanto o resto de sua família faz uma refeição normal.
Outro problema com o jejum prolongado é que seu corpo necessita de nutrientes vitais (vitaminas, minerais, proteínas) e seu suco verde favorito pode não contê-los. O jejum prolongado sem supervisão médica adequada pode ser perigoso.
Finalmente, um grande problema com esse tipo de jejum é que, uma vez que você pare de jejuar e volte a comer sua dieta normal, é provável que você recupere o peso que perdeu durante a rápida perda de peso.
Então, o jejum tem algum lugar em um plano real de perda de peso?
Sim.
O jejum periódico é um dos segredos de uma vida longa e saudável. Os órgãos digestivos do nosso corpo precisam de descanso de vez em quando, assim como precisamos de dias de folga do trabalho. O jejum de um dia feito de forma metódica e regular proporciona o tipo de descanso que auxilia nosso sistema digestivo, auxilia na eliminação de toxinas do nosso corpo e, sim, também nos ajuda a perder peso de forma saudável e sustentável.
Aqui está um método fácil para fazer jejuns de 1 (um) dia, sem comer e (se seu corpo for forte) sem beber água no período que vai do nascer do sol de um dia ao nascer do sol do dia seguinte.
O jejum bem-sucedido tem três estágios:
- preparação,
- jejum real e
- quebra do jejum.
Cada uma dessas etapas é muito importante. Veja a seguir como eles acontecem:
Preparação
Se você não estiver preparado mental e fisicamente, terá dificuldade em passar um dia sem comer. A preparação mental é simples, mas muito importante. Na noite anterior ao jejum, você deve ter a firme determinação de que amanhã você jejuará e que não comerá nada.
Se você fixar isso em sua mente com antecedência, não começará a questionar durante o dia de jejum se deve continuar ou não. Se você está indeciso ou hesitante, sempre encontrará uma centena de motivos para começar a comer!
A preparação física também é importante. No dia anterior ao jejum, você deve comer uma quantidade normal de alimentos e ingerir uma boa quantidade de líquidos (especialmente se for jejuar sem tomar nenhum líquido). Se você perder algumas refeições no dia anterior ao jejum, pode começar a sentir fome durante o período de jejum. Se você não tomar líquidos suficientes, especialmente durante a noite antes do jejum, você se sentirá desconfortável durante o jejum.
Se você estiver física e mentalmente preparado, não sentirá muita fome enquanto estiver jejuando. Uma vez que você decide jejuar, sua fome apenas “cessa” durante o período de jejum. Parece difícil de acreditar, mas se você fizer isso algumas vezes, verá que é verdade.
O dia de jejum
É melhor fazer tarefas físicas leves e concentrar-se mais no trabalho intelectual e espiritual durante o período de jejum. Não carregue peso nem faça caminhadas nem nada que demande esforço demasiado. Fique de boa. Leia. Medite. Essa é a hora de exercitarmos nossa mente, não nosso corpo. E já que você está determinado a pensar: direcione seus pensamentos para o sentido correto. Não é uma boa ideia perder tempo pensando no que você vai comer amanhã! Se você se preparou adequadamente, isso não deve ser um problema e você pode usar o tempo que ganha por não comer para fazer algumas coisas construtivas que normalmente não tem tempo para fazer.
Quebrando o jejum
Um dos benefícios do jejum é que ajuda a eliminar as toxinas do corpo. No entanto, você só pode obter esse benefício se quebrar o jejum do modo correto.
Na manhã seguinte ao dia de jejum, tome dois copos de água com limão. Esprema o sumo de limão num copo e acrescente um pouco de sal. (A bebida deve ter gosto de limão e estar levemente salgado). Depois de algum tempo, uns 30 minutos, você pode tomar seu café da manhã. A água com sal e limão ajudará seu sistema digestivo liberar uma evacuação suave e muitas toxinas serão eliminadas.
Jejuns de um dia como este podem ser feitos duas vezes por mês. Este tipo de jejum dará descanso aos seus órgãos digestivos, ajudará a eliminar toxinas, aumentará a força de vontade e a força da mente.
Além disso, a redução geral de calorias que você obtém por ficar dois dias sem comer por mês, será definitivamente um dos elementos positivos de um programa de perda de peso equilibrado e sustentável.
Isso tudo sem falar nos benefícios para a sua força de vontade e determinação!
Não esqueça de comentar aqui no espaço como foi a sua experiência. Esse jejum te ajudou de alguma forma? E como foi? Achou fácil? Comente aqui e nos diga o que achou.