Segundo Manpreet Mundi, M.D., o jejum intermitente significa que você não come por um período de tempo, pode ser por 12h ou 16h, pode ser a cada dia ou por semana. Algumas abordagens populares para o jejum intermitente incluem:
- Jejum em dias alternados: Faça uma dieta normal em um dia e jejue completamente ou faça uma pequena refeição (menos de 500 calorias) no dia seguinte.
- Faça uma dieta normal cinco dias por semana e jejue dois dias por semana.
- Jejum diário com restrição de tempo: Coma normalmente, mas apenas dentro de uma janela de oito horas por dia. Por exemplo, pule o café da manhã, mas almoce por volta do meio-dia e jante às 20h. Alguns resolvem fazer esta dieta por 12h ou 16h mas se você nunca fez este tipo de dieta antes, é melhor começar com 8 horas de janela.
Alguns estudos sugerem que o jejum em dias alternados é quase tão eficaz quanto uma dieta hipocalórica típica para perda de peso. Isso parece razoável porque reduzir o número de calorias que você ingere deve ajudá-lo a perder peso.
O jejum intermitente pode melhorar sua saúde?
Perder peso e ser fisicamente ativo ajudam a diminuir o risco de doenças relacionadas à obesidade, como diabetes e apnéia do sono. Para essas doenças, o jejum intermitente parece ser tão benéfico quanto qualquer outro tipo de dieta que reduza o total de calorias.
Algumas pesquisas sugerem que o jejum intermitente pode ser mais benéfico do que outras dietas para reduzir a inflamação e melhorar as condições associadas à inflamação, como:
- Doença de Alzheimer
- Artrite
- Asma
- Esclerose múltipla
É importante observar que o jejum intermitente pode ter efeitos colaterais desagradáveis, mas eles geralmente desaparecem dentro de um mês. Os efeitos colaterais podem incluir:
- Fome excessiva
- Fadiga
- Insônia
- Náusea
- Dores de cabeça
O jejum intermitente é seguro para muitas pessoas, mas não é para todos. Pular refeições pode não ser a melhor maneira de controlar seu peso se você estiver grávida ou amamentando. E, se você tem pedras nos rins, refluxo gastroesofágico, diabetes ou outros problemas médicos, converse com seu médico antes de iniciar o jejum intermitente.